terça-feira, 24 de outubro de 2017

LEO Clubes: Lema, objetivos, afiliação e Código de Ética


LEO Clubes

Os LEO Clubes são patrocinados por Lions Clubes, através de Lions Clubes Internacional, a maior organização de serviços comunitários do mundo, com 1,3 milhão de associados.          O primeiro LEO Clube foi fundado em 05 de dezembro de 1957, com 35 jovens de uma escola secundária de Abington, na Pensilvânia, EUA, patrocinado pelo Lions Clube de Glenside, pelo treinador Jim Graver e de seu colega Leão William Ernst, a partir de um time de beisebol da escola.

Como o primeiro LEO Clube do mundo, o Abington High School criou o acrônimo LEO – Leadership (Liderança), Equality (Igualdade) e Opportunity (Oportunidade) – e escolheu as cores de sua escola, vermelho escuro e dourado, como as cores do LEO Clube. Mais tarde, o lema Igualdade foi alterado para Experiência.

Pouco tempo depois, outros Lions Clubes começaram a organizar clubes semelhantes para o serviço juvenil, até que em outubro de 1967, a Diretoria do Lions Clubes Internacional adotou o Programa de LEO Clube como um programa oficial da associação.

O Programa de LEO Clubes continuou a crescer nos últimos 50 anos. Os Leos agora constituem uma rede internacional de mais de 6.500 clubes, 170 mil associados em mais de 140 países. Os serviços comunitários continuam sendo a pedra fundamental do programa, incentivando o compromisso de uma vida inteira com a ajuda a outras pessoas. Assim como seus colegas Leões, os associados dos LEO Clubes gostam de servir seus vizinhos e observar o desenrolar positivo dos resultados.

Lema dos LEO Clubes

A participação no Programa de LEO Clubes incrementa a vida dos jovens. Como membros ativos da comunidade, os associados LEO aprendem a liderar para a vida:
- Liderança: desenvolver habilidades como organizadores de projetos, gerenciadores de tempo e líderes de equipes.
- Experiência: entender como o trabalho em equipe, a cooperação e colaboração podem produzir mudanças estimulantes em sua comunidade e no mundo.
- Oportunidade: fazer amigos e sentir as recompensas do serviço comunitário.

Objetivos do LEO Clubes

Oferecer aos jovens do mundo uma oportunidade de desenvolvimento e contribuição, individual e coletiva, como membros responsáveis da comunidade local, nacional e internacional.
  
Quem pode ser Associado/a LEO?

A afiliação em LEO Clube está aberta a moças e rapazes entre 12 e 30 anos. Dentro dessa faixa etária os LEO Clubes Alfa foram criados para jovens entre 12 e 18 anos de idade. Este módulo visa o desenvolvimento individual e social dos adolescentes. Os LEO Clubes Ômega foram criados para jovens entre 18 e 30 anos de díade. Este módulo visa o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens.

Código de Ética do Associado LEO

ACREDITAR no verdadeiro companheirismo lembrando que, antes de pronome de tratamento, é a expressão máxima e mola mestra do LEOismo.

CULTIVAR a sinceridade e a humildade, lembrando sempre destas qualidades como fundamentais para o aprimoramento humano.

CONFIAR em sua capacidade como agente formador de opiniões e transformador da sociedade, tendo convicção que o mundo pode melhorar, ficando mais justo, belo e humano.

RESPEITAR e ENTENDER as limitações alheias, conquanto seres falíveis que somos. Ser tolerante e amável, paciente e generoso, gentil e caridoso; procurando o lado bom da vida e desprezando o preconceito e desconfiança.

BUSCAR sempre, com o mesmo vigor, o serviço ao próximo, seja em tarefas simples ou projetos nobres, crescendo, sobretudo como pessoa e cidadão.

MANTER sempre o entusiasmo quanto aos projetos e atividades de seu clube, dando o máximo de si para que os mesmos se concretizem.

LUTAR para realizar seus sonhos e alcançar seu ideal, sem, contudo prejudicar ou destruir o sonho de seus semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário