terça-feira, 24 de outubro de 2017

Instrução LEOística

Como atua um novo e bom associado LEO?
CL Dário Benedito Rodrigues Nonato da Silva*

Um novo e bom associado LEO, primeiramente, é alguém cuja personalidade chamou a atenção de outros associados ao longo de suas relações sociais na comunidade onde foi convidado. Isso já lhe garante, entre outras coisas, um exemplo que foi alvo dos olhares e convites de um LEO Clube, de um associado LEO ou do grupo como um todo. A manutenção deste status é o que está todos os dias no pensamento de dirigentes em nossos LEO Clubes, ou seja, um associado LEO é certamente um protagonista, um jovem diferenciado.

Esse status envolve, entre outras coisas, a disposição para o serviço voluntário, a identificação com as causas LEOísticas, a vivência para ser (ou se tornar) elemento de construção coletiva, o idealismo positivo... enfim, envolve amor pelas pessoas, pelo mundo, pela vida.

Desde então, pensamos como deve atuar um novo e bom associado LEO? Algumas dicas podem servir para a construção de nossos quadros associativos e para os novos e bons associados LEO que convidamos à nossa família. Eis algumas delas:

Em primeiro lugar, devemos atentar para o aprendizado e guarda da identidade do Programa de LEO Clubes, sua história, seus símbolos, sua ritualística, seus parâmetros legais e estatutários, seu lugar na família Leonística, a ética do associado LEO, a atitude juvenil diante das mazelas sociais e a postura que esses adolescentes e jovens precisam ter para fazer parte de nossos LEO Clubes. Isso é fundamental para o que tanto buscamos: jovens preparados e que consolidaram essa consciência LEOística.

Em seguida, a participação qualificada desses novos associados LEO em todas as atividades, sempre de maneira a atuar como um bom voluntário e contribuir para o alcance das metas não somente de uma gestão, mas dos ideais do Programa de LEO Clubes.

A frequência e o envolvimento nessas ações garantem uma boa vivência (e convivência) futura no que chamo de carreira LEOística. Em reuniões, sempre procurar atender prontamente ao que for solicitado e em ações, sempre ser elemento dinâmico de serviço, nunca criar ou alimentar desavenças ou desrespeitar, nem por desconhecimento, as ideias e as opiniões dos demais, sempre procurar atuar na resolução de conflitos e na resposta aos dilemas do grupo (fato que envolve todas as organizações humanas).

Nas demandas financeiras, sempre estar disponível à colaboração, com suas mensalidades em dia. No planejamento de ações, sempre ser um jovem de ideias criativas, prospectivas, positivas e colaborativas, que fortalecem todos a cumprir bem as metas estabelecidas. Na realização das atividades, sempre procurar ser aquele que sempre ajuda os demais, inclusive a bem servir.

A identidade do Programa de LEO Clubes pode ser visualizada em diversos gestos. Um deles, sobremodo, diz respeito à simbologia e ao aspecto visual de um associado LEO. O uso de distintivo, uniforme, camisas, destaca esse jovem na comunidade e causa não somente curiosidade naqueles que estão à volta (e quase sempre perguntam por que usamos esses “broches”, ou qual o sentido dos leões em nossas camisas), mas podem servir como propaganda de nossos clubes, de nossas ações e do exemplo que deixamos ao mundo servindo em diversas frentes. Isso não quer dizer que só precisamos demonstrar o uso dessa simbologia, mas que ela é parte da postura que precisamos ter no quotidiano de associados, jovens, cidadãos.

O comprometimento talvez seja uma mola mestra dessas posturas de novos associados LEO. A avaliação dos antigos associados (os que já fazem parte do clube) é um bom termômetro dessa postura. O comprometimento é sempre pautado na pontualidade percebida, na organização de agendas de serviço, no tempo dedicado à vida comunitária, escolar e ao LEO Clube, na dedicação necessária dada às ações, reuniões, eventos, campanhas e vida em comunidade com os demais associados. Disso demanda, imperiosamente, a responsabilidade com os compromissos, sejam eles maiores ou pequenos, sejam eles na sua cidade ou em qualquer evento ou viagem.

Um bom e novo associado LEO se destaca também pela capacidade de construir um legado pessoal, coletivo e exemplar. Nesse ponto, quero estender essas dicas ao comportamento social do jovem nos tempos atuais cheios de presentismo, extremismos, hedonismos, conservadorismos e imediatismos.

A construção desse perfil de Liderança, Experiência e Oportunidade (temas e cláusulas pétreas que definem a existência dos LEO Clubes) deve-se somar ao exemplo da ação e da boa educação, da lealdade, da busca pela excelência, da elegância do comportamento, do dinamismo individual e coletivo, do exemplo deste jovem naquilo que está ao seu redor: família, estudo, trabalho, lazeres e relações sociais.

Um bom associado LEO se destaca nesses quesitos, mas não para honrar prêmios e orgulhos, mas para ser sinal de diferença na excelência de sua postura pública na diversidade de acontecimentos que estão à nossa volta. É recomendável ter humildade de aprender, capacidade de ouvir, interesse para buscar, disposição para compartilhar, força para agir e coragem para liderar quando necessário, além de ser um sinal de amor ao mundo.

Essas dicas só servirão se depois de lidas, debatidas e compartilhadas, se tornem prática entre os novos associados LEO, a fim de que não somente sejam características individuais que exercitamos na lida diária, mas partes da herança de serviços que prestamos ao mundo e, sobretudo, partes da nossa história, da nossa memória e do que guardaremos para sempre como nossa vida.

Vivamos! Sirvamos sempre e com amor!

Ajudemo-nos a nos tornar bons associados LEO e bons cidadãos.


*O Leão Dário Benedito Rodrigues Nonato da Silva é associado do Lions Clube de Bragança (PA), Distrito LA-6. Foi presidente fundador do LEO Clube de Bragança em 1997 e exerceu a presidência desse LEO Clube por três gestões. Foi Presidente do Distrito LEO LA-6, Presidente do Distrito Múltiplo LEO LA e Coordenador Nacional do CILBRA (Comitê de Integração LEOística Brasileiro) em 2006, ano em que organizou a Cartilha de LEO Clubes do Brasil. Recebeu o Prêmio LEO do Ano Internacional de 2006. Atualmente, exerce as funções de Conselheiro LEO em Bragança, Assessor Distrital de LEO Clubes no Distrito LA-6 e Coordenador GST do Distrito LA-6

Nenhum comentário:

Postar um comentário