Instruções LEOísticas

O que é a Instrução LEOística?
Por CLEO Gerson Alves Guimarães Júnior, Presidente do Distrito LEO LA-6


Companheiros/as LEO,

Para fazer a instrução LEOística, nesta noite, julgo que se faz necessário explicar a finalidade da própria instrução. Portanto, sem rodeios, a instrução LEOÍSTICA é um modo bastante eficaz de se transmitir conhecimentos acerca do movimento LEO, especificamente, de sua filosofia, de suas normas, dentre outros assuntos.

Instruir nada mais é que educar, esclarecer, informar. Por isso, essa aula de LEOismo visa promover o conhecimento, visto que, não se pode julgar aquilo que não se conhece. Não se pode amar aquilo que não se conhece, mesmo que muitos achem que podem odiar o que desconhecem, demonstrando assim que a ignorância é a mãe de todo preconceito e, pior que isso, de toda a inércia.

Aquilo que nos apaixona, que nos desperta interesse, nos faz querer conhecer mais, saber mais, a fim de que possamos, imbuídos daquilo que nos alimenta, defender os princípios que norteiam o nosso comportamento. Por outro lado, se vivemos à sombra da ignorância, não temos a atitude de lutar pela transformação do mundo, “pela grandeza da pátria e pela paz entre os homens” e passamos a ver tudo como normal: os mortos de fome, a barbárie social, a destruição da terra, etc.

A instrução que nos doutrina nos insere ou nos exclui. Ou você se entrega a servir ao próximo com amor, ou você precisa de ajuda daqueles que estão dispostos a servir com a nobreza de quem faz o bem sem olhar a quem.

É preciso destacar também que a responsabilidade do instrutor não é nada fácil, pois este deve mais do que enunciar verdades, deve ser, na vida, a ação-prática dessas verdades. Não pensem que os instruídos têm uma responsabilidade menor: estes devem, sem sombra de dúvida, ao serem incomodados, fazer com que seus exemplos de vida sejam a melhor instrução.

Portanto, como dizia Doistoiévski, “o segredo da existência humana reside não só em viver, mas também em saber para que se vive”. A Instrução LEOística dá-nos esse saber, a fim de que possamos justificar o porquê de estarmos aqui, e o porquê de “orgulhosos” batermos no peito e dizer: “Nós Servimos!”.