Deixar de planejar
é o mesmo que planejar o fracasso
No
recentemente premiado filme “Lincoln,” o Presidente Lincoln confronta-se
verbalmente com o Deputado americano Thaddeus Stevens, de forma bastante
idealista, mas sem sentido prático. Ambos queriam a abolição da escravatura.
Mas Lincoln acreditava que a maneira teimosa de Stevens iria fazer o tiro sair
pela culatra. Ele enfaticamente diz a Stevens que uma bússola iria lhe indicar
o norte verdadeiro. Mas ela não mostraria os pântanos no caminho, e se ele
mergulhasse de cabeça de forma imprudente, afundaria nos pântanos e nunca
chegaria ao destino almejado.
Leões,
nós sabemos aonde queremos chegar, onde queremos estar. Queremos servir. Mas
para sermos o mais eficazes quanto possível, não podemos disparar estrada a
fora sem planejamento e preparação. Precisamos ser intencionais. Precisamos
mapear a nossa jornada. Precisamos não somente presumir que nossos clubes irão
prosperar, mas temos que tomar medidas para que isto aconteça.
As quatro
“paradas nos boxes”, as quais incentivei os clubes a fazer, são uma forma
comprovada de manter os clubes fortalecidos. Avalie periodicamente as suas
necessidades, estabeleça metas e avalie o seu progresso. Espero que os clubes
continuem este processo no próximo ano Leonístico e daí por diante.
Também
adote a mídia social. Evidentemente, sou parte de uma geração considerada
atrasada no que diz respeito à tecnologia de ponta de comunicações. Talvez eu
nunca consiga alcançar os meus filhos e netos, mas sou o primeiro presidente
internacional que tem a sua própria página do Facebook. Aprecio muito as
interações informativas com Leões através do Facebook.
Lions
Clubs International fez recentemente um levantamento junto aos Leões sobre o
uso de mídia social: mais e mais Leões estão usando o Facebook e Twitter para
se comunicar uns com os outros e divulgar os seus serviços. Mas temos que
intensificar o uso destas ferramentas de comunicação. Vivemos em um mundo
digital, e os Leões, que sempre se orgulharam de integrar as suas comunidades,
devem se envolver plenamente com as comunidades de todas as formas, inclusive
através da mídia social. Nós fazemos parte da corrente predominante, e hoje o
fluxo da comunicação desloca-se pelas vias digitais.
Talvez há
alguns anos, costumássemos nos reunir nas varandas ou quintas para conversar
com os vizinhos e desenvolver relacionamentos. Vamos continuar fazendo isto.
Mas vamos também falar ou compartilhar informações online com mais frequência
para estreitar o vínculo entre os Leões e para deixar a comunidade como um todo
saber que estamos presentes e como somos importantes. A comunicação gera
a comunidade. Em um mundo de prestação de serviços, podemos aumentar o escopo e
o alcance de nossos clubes, se adotarmos plenamente o mundo digital.
Wayne A. Madden
Presidente de Lions Clubs International
Presidente de Lions Clubs International
Nenhum comentário:
Postar um comentário