quarta-feira, 8 de maio de 2013

"Deixar de planejar é o mesmo que planejar o fracasso", por Wayne Madden, Presidente Internacional de Lions Clubes



Deixar de planejar é o mesmo que planejar o fracasso

No recentemente premiado filme “Lincoln,” o Presidente Lincoln confronta-se verbalmente com o Deputado americano Thaddeus Stevens, de forma bastante idealista, mas sem sentido prático. Ambos queriam a abolição da escravatura. Mas Lincoln acreditava que a maneira teimosa de Stevens iria fazer o tiro sair pela culatra. Ele enfaticamente diz a Stevens que uma bússola iria lhe indicar o norte verdadeiro. Mas ela não mostraria os pântanos no caminho, e se ele mergulhasse de cabeça de forma imprudente, afundaria nos pântanos e nunca chegaria ao destino almejado.
Leões, nós sabemos aonde queremos chegar, onde queremos estar. Queremos servir. Mas para sermos o mais eficazes quanto possível, não podemos disparar estrada a fora sem planejamento e preparação. Precisamos ser intencionais. Precisamos mapear a nossa jornada. Precisamos não somente presumir que nossos clubes irão prosperar, mas temos que tomar medidas para que isto aconteça.
As quatro “paradas nos boxes”, as quais incentivei os clubes a fazer, são uma forma comprovada de manter os clubes fortalecidos. Avalie periodicamente as suas necessidades, estabeleça metas e avalie o seu progresso. Espero que os clubes continuem este processo no próximo ano Leonístico e daí por diante.
Também adote a mídia social. Evidentemente, sou parte de uma geração considerada atrasada no que diz respeito à tecnologia de ponta de comunicações. Talvez eu nunca consiga alcançar os meus filhos e netos, mas sou o primeiro presidente internacional que tem a sua própria página do Facebook. Aprecio muito as interações informativas com Leões através do Facebook.
Lions Clubs International fez recentemente um levantamento junto aos Leões sobre o uso de mídia social: mais e mais Leões estão usando o Facebook e Twitter para se comunicar uns com os outros e divulgar os seus serviços. Mas temos que intensificar o uso destas ferramentas de comunicação. Vivemos em um mundo digital, e os Leões, que sempre se orgulharam de integrar as suas comunidades, devem se envolver plenamente com as comunidades de todas as formas, inclusive através da mídia social. Nós fazemos parte da corrente predominante, e hoje o fluxo da comunicação desloca-se pelas vias digitais.
Talvez há alguns anos, costumássemos nos reunir nas varandas ou quintas para conversar com os vizinhos e desenvolver relacionamentos. Vamos continuar fazendo isto. Mas vamos também falar ou compartilhar informações online com mais frequência para estreitar o vínculo entre os Leões e para deixar a comunidade como um todo saber que estamos presentes e como somos importantes.  A comunicação gera a comunidade. Em um mundo de prestação de serviços, podemos aumentar o escopo e o alcance de nossos clubes, se adotarmos plenamente o mundo digital.

Wayne A. Madden
Presidente de Lions Clubs International

Nenhum comentário:

Postar um comentário